ABSORÇÃO

É a capacidade de um escudo, colete de couro ou armadura em receber um golpe sem ser danificado. Um dano impactante sofrerá mais absorção do que um dano cortante.

Equipamento

Armadura de metal: 18(R)¹ / -5(dc)² / -4(di)³

Botas de couro: 08(R) / -1(dc) / -3(di)

Braçadeira: 03(R) / -1(dc) / 0(di)

Couro leve: 07(R) / -1(dc) / -3(di)

Couro rígido: 10(R) / -2(dc) / -4(di)

Elmo de madeira: 04(R) / -1(dc) / -1(di)

Elmo de metal  : 08(R) / -3(dc) / -3(di)

Escudo de madeira: 04(R) / -1(dc) / -1(di)

Escudo de metal: 12(R) / -2(dc) / -3(di)

Laudel: 04(R) / 0(dc) / 0(di)

Manta de algodão: 04(R) / 0(dc) / 0(di)

Unco: 02(R) / 0(dc) / 0(di)

¹(R): Resistência

²(dc): dano cortante

³(di): dano impactante

A capacidade de absorção não diminuirá junto com a resistência. Portanto, tanto os coletes como os escudos manterão sua capacidade de absorção até o final.

Absorção de dano cortante: é descontado do dano o valor da absorção. O que sobrar é descontado da resistência do equipamento de defesa.

Absorção de dano perfurante: não há absorção. O dano que o equipamento de defesa recebe é igual ao valor da absorção de dano cortante. O que sobrar vai no laudel, que perde 1 ponto de resistência. E o que restar atinge o corpo do adversário, provocando o dano direto na Resistência. No caso do escudo, o que sobrar é perdido.

Absorção de dano impactante: é descontado do dano o valor da absorção. O que sobra é descontado direto na Resistência do personagem. Na armadura ou elmo de metal e nos escudos, o que sobra é descontado na resistência do equipamento de defesa.

As habilidades Medicina e Ervas e Plantas servem para parar sangramentos, assim como a magia Cura.

Published in: on 12 de março de 2010 at 0:13  Comments (5)  

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5 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Flavio,

    Estou querendo jogar “O Desafio ” usando esse pacote novo de regras… mas a parte do dano ficou confusa, para mim pelo menos.

    Poderia me explicar melhor (com exemplos) as regras de absorção e aplicação de dano?

    • Se vc recebe 10 pontos de dano em golpe de espada e está vestindo um couro rígido (que tem 10 de resistência), 2 pontos serão absorvidos pelo colete, e os outros 8 serão descontados da resistência do colete. Assim, na próxima rodada, em vez de 10 pontos, o couro rígido terá apenas 2.

      Entretanto, se este golpe de espada for uma estocada (perfurante), não há absorção. O colete sofre 2 pontos de danos (valor da absorção do dano cortante) e a resistência cai de 10 para 8). O personagem sofre os outros 8 diretamente.

      Se esses 10 pontos de dano forem oriundos de uma porretada, o colete não sofrerá dano algum, mas absorverá 4 pontos. Os 6 restantes será direto no personagem. Se em vez de couro rígido fosse uma armadura de metal, o dano seria na própria armadura, e não no personagem.

      Ou seja, no dano cortante, há absorção do golpe e dano no equipamento de defesa.
      No dano perfurante, não há absorção, e dano no equipamento de defesa e no personagem.
      No dano impactante, há absorção, sem dano no equipamento de defesa, com dano somente no personagem. Entretanto, se o equipamento de defesa for de metal (armadura, escudo), quem receberá o dano será o equipamento, não o personagem, igual ao dano cortante (a diferença será o valor de absorção).

      • Obrigado pela resposta!

  2. […] 4.2 – ABSORÇÃO […]

  3. […] ABSORÇÃO […]


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