19ª Sessão – A Casa Viva

♠ 7 de setembro de 1650 – viagem

Faltam duas horas para o amanhecer. Tiza é enterrada. Domingues acha que estão atrás deles por causa de Tereza. Alguns se tocam que é realmente um homem invisível que os segue, e que isso ocorre antes de acharem Tereza. Porém, por via das dúvidas, vestem Tereza como um garoto e cortam o seu cabelo.

A viagem segue sem problemas.

♠ 8 de setembro – viagem

Tereza menstrua pela primeira vez. Ao acamparem perto de uma árvore isolada, veem um enorme grupo de índios a cavalo se aproximarem. São os Charruas.

Domingues já queria partir logo pra briga. Mas decidiram ver primeiro o que eles queriam. Bem, eles queriam “doação” de armas e munição (o que, aliás, o grupo tinha de sobra) e em troca ofereciam a sua hospitalidade. De fato, apesar de bastante irreverentes, ao saber que o grupo fugia de castellanos, eles os ajudariam a chegar a Colônia de Sacramento sem problemas.

Mas o grupo não quis conversa, disseram que só tinham as armas que carregavam e tinham pouca munição. Os charruas vasculham as mochilas, mas Naomí cria a ilusão de roupas e ração pra viagem. Desta forma, eles desperdiçam uma boa ajuda e uma boa fonte de informações. Muita malícia, pouca esperteza.

Durante a noite, escutam o riso histérico do Pájaro Bruja.

♠ 9 de setembro de 1650 – viagem

O dia passa sem problema. No meio da tarde encontram uma casa de fazenda aparentemente abandonada, só com uns sacos, sem mobília alguma. Os sacos são de pó de serragem, algodão, material de construção. Naomí e Nahuapy entram na casa. Os outros ficam do lado de fora. Naomí vê o friso decorado da sala piscando pra ela. Ela chega perto pra ver e a “decoração” morde a mão dela, e ela não consegue se soltar.

A casa começa a arremessar tijolos na cabeça dos outros. Eles percebem que a casa é viva. Com muito papo e psicologia, conseguem acalmar a casa e mostrar que não oferecem perigo. Nahuapy faz “Aura” e vê imagens de um casal feliz construindo a casa.

Eles decidem passar a noite na casa e partem no dia seguinte.

♠ 10 de setembro – viagem

Na despedida, a casa acena com as janelas. O dia passa sem problemas.

Durante a noite, eles avistam um ponto de fogo no alto da colina. Este ponto se movimenta com velocidade. Como não se aproxima, eles preferem não saber o que é. Chegam a temer ser o Touro-Negro.

♠ 11 de setembro – viagem

O dia passa sem incidentes. No final da tarde, chegam a uma vila.

Nahuapy se sente observada. Ela vê um homem sujo, magro, esfarrapado, com olhar entre triste e vazio. Trata-se de Hernandez, irmão de Almagro e seu informante. Mas Nahuapy desperta algo nele que o deixa curioso. Também sente profunda identificação com Tereza, e vice-versa.

Na praça, em volta de uma fogueira, há um velho contando histórias. Tereza vai escutar e Tendresse vai atrás. Quando Nahuapy percebe, vê o homem misterioso (Hernandez) ao lado de Tereza, e um sorri pro outro. Naomí também se aproxima com Paulo.

O velho fala sobre uma cidade no sul da Terra de Santa Cruz, habitada por homens eternos e coberta de ouro e diamantes, conhecida como Cidade dos Césares.

Ao contarem a história pros outros, Rocha considera que é um lugar bom para ir mais tarde. Mas antes ele quer esclarecer muita coisa, e se vingar do homem-invisível.

Mal sabe ele que Almagro está preparando nova investida para daqui a alguns dias. Mas não participará diretamente do ataque. Desta vez usará um grupo de mercenários mestiços, pois teme que os governadores se irritem com a perda de homens da guarda, até mesmo porque, aparentemente, o grupo já não representa perigo à caravana.

The URI to TrackBack this entry is: https://cheibub.wordpress.com/2016/03/12/19a-sessao-a-casa-viva/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. […] 19ª Sessão – A Casa Viva […]

  2. […] 19ª Sessão – A Casa Viva […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: