CAPITANIA REAL DE SÃO SEBASTIÃO

A região era inicialmente parte da Capitania de São Vicente, mas ficou completamente abandonada, à disposição dos Franceses. Após a guerra contra os Francos e seus aliados Tupinambás, foi fundada a Cidade de São Sebastião. Então a Coroa tomou para si a administração da nova capitania, separando-a de São Vicente. Mais tarde, a capitania foi novamente desmembrada, dando origem à Capitania Real do Cabo Frio.

A atual capitania se limita à Cidade de São Sebastião e seu entorno, encontrando seus limites ao norte no vale do rio Paraitinga, ao qual se chega após transpor a íngreme Serra de Paranapiacaba. A oeste, as terras são frequentemente disputadas pelas capitanias de Itanhaém e São Vicente. As poucas vilas e povoados ali existentes se espremem entre a muralha verde da serra e o entrecortado litoral de enseadas e ilhas.

Para leste, após atravessar a baía, encontra-se a fértil Banda d’Além, que se estende até a região de lagos que marca o início da Capitania Real do Cabo Frio.

A viagem de São Sebastião para a capital da província é dificultada pelos ventos contrários que sopram entre setembro e março. Os lusitanos desenvolveram uma técnica para conseguir fazer o percurso nessas condições, ou os colonos teriam morrido de fome no século XVI.

Published in: on 11 de janeiro de 2019 at 1:38  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://cheibub.wordpress.com/2019/01/11/capitania-real-de-sao-sebastiao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: